Projeto ODIP Cultuararte 2024
PRONAC 239121
Prazo de captação: 31/12/2025
O que será feito
Realização de oficinas de dança para crianças e adolescentes que vivem no entorno do bairro Fazenda Sampaio, em Gravatá/PE. Como forma de promover e ampliar o acesso à cultura na comunidade, será realizado um ensaio aberto ao público e, no final do ano, um espetáculo dançante montado exclusivamente para o projeto, fortalecendo e enaltecendo os conteúdos absorvidos na oficina. Todas as atividades serão oferecidas de forma gratuita.
IMPACTO
Atender cerca de 1.100 pessoas em todas as atividades do projeto, considerando: alunos, pais, mães e responsáveis, professores, educadores e demais profissionais envolvidos.
70 crianças
Oficinas de dança
300 horas
Atividades durante as oficinas gratuitas
01 ensaio
Aberto à comunidade para cerca de 100 pessoas;
01 espetáculo
Dançante com apresentação de números de dança criados para o evento, com público estimado em 700 pessoas;
01 espetáculo
Teatral para 300 crianças e adolescentes atentidos pela ODIP
1.100 pessoas
Atendidas em todas as atividades do projeto considerando, alunos, pais, mães e responsáveis, professores, educadores e demais profissionais envolvidos;
Primeira edição
Em 2023, o projeto ODIP Cultuararte marcou um capítulo importante ao valorizar a arte e a cultura tradicional por meio de oficinas de dança e apresentações abertas ao público. Sua primeira edição contou com o apoio do Bradesco.
Obra de Defesa da Infância Pobre - ODIP
A Obra de Defesa da Infância Pobre – ODIP é uma associação civil de caráter confessional, educacional, beneficente e de assistência social, sem fins lucrativos. Fundada em 30 de agosto de 1953 pela Paróquia de Santana de Gravatá – PE, vinculada à Diocese de Caruaru, consolidou-se, a partir de 1973, como uma entidade voltada à formação educacional e profissionalizante, sob a coordenação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA – Irmãs Salesianas).
Com atuação no regime socioeducativo em meio aberto, a ODIP tem como missão central contribuir para o resgate e a promoção integral de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. A organização reconhece na arte, na cultura, nas oficinas de trabalho e na celebração da vida espaços privilegiados para o processo educativo.
Conforme seu Estatuto Social, a entidade tem como finalidade prioritária a assistência social, atuando também na oferta de educação em seus diversos níveis, com ênfase na formação profissional e na promoção de valores morais, cívicos e religiosos. Além disso, promove atividades culturais, educacionais e de assistência religiosa, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando oportunidades de inclusão social.